Quatro Alimentos Que Aceleram O Processo de Envelhecimento

Share this...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone

Devido a reacções bioquímicas no corpo que ocorrem com todo o tipo de alimento que você come em uma base diária, alguns alimentos envelhecem você mais rápido do que sua idade real, enquanto outros alimentos ajudam a combater o envelhecimento.

Coma os alimentos errados regularmente, e você pode parecer e sentir-se 10 anos mais velho do que sua idade real. Mas se comer os alimentos certos, ao longo do tempo, você pode começar a parecer 5-10 anos mais jovem do que a sua idade real.

Três dos processos que acontecem no interior do corpo que têm um impacto importante sobre a sua taxa de envelhecimento são chamados de “glicação”, “inflamação”, e “oxidação”. Quando falamos sobre o envelhecimento, não estamos a falar apenas de rugas na sua pele ou qual é a espessura do seu cabelo. Estamos a falar também sobre os factores que você não pode ver, como o quão bem está a função dos seus órgãos, e se suas articulações se estão a degradar.

Sim, tenho a certeza que você vai concordar de que isto é muito mais importante do que apenas como você aparenta superficialmente (embora eu lhe mostre como melhorar as duas).

Então, vou começar por mostrar-lhe como a sua taxa de envelhecimento pode estar directamente relacionada com os alimentos que você ingere todos os dias, e como se proteger.

Alimento nº 1, que envelhece mais rápido: Trigo (sim, até o trigo integral).

Antes de eu lhe dizer por que o trigo pode realmente acelerar o processo de envelhecimento no corpo, vamos esclarecer alguma bioquímica simples.

Isto tem a ver com o processo de glicação no corpo, e substâncias chamadas “produtos de glicação avançada” – Advanced Glycation End Products (AGEs). Estes desagradáveis compostos chamados AGEs aceleram o processo de envelhecimento no corpo, incluindo lesões nos órgãos ao longo do tempo, nas articulações, e, claro, pele enrugada.

Então qual é um dos maiores factores que aumenta a produção de AGEs dentro do corpo? Isto pode surpreendê-lo, mas os níveis aumentados de açúcar no sangue, ao longo do tempo, contribuem de forma dramática para o envelhecimento – aumento de AGEs no corpo. É por isso que em diabéticos tipo 2, muitas vezes parece que eles não envelheceram bem e que são mais velhos do que a sua idade real. Mas esse efeito da idade aumentada não se limita apenas aos diabéticos.

Então, vamos voltar a como o “trigo integral” se relaciona com isto.

Aqui está um facto pouco conhecido que muitas vezes é silenciado pelas massivas campanhas de marketing de gigantes empresas de alimentos que querem que você acredite que o “trigo” é saudável. Mas a questão é que o trigo contém um tipo muito especial de carboidrato (não encontrado em outros alimentos) chamado amilopectina-A, que foi descoberto em alguns testes que elevava os níveis o açúcar no sangue mais do que o puro açúcar de mesa.

Na verdade, amilopectina-A (de trigo) aumenta o açúcar no sangue mais do que praticamente qualquer outra fonte de carboidratos na Terra, com base na resposta de testes de açúcar no sangue.

Isto significa que os alimentos à base de trigo, como pães, biscoitos, cereais e outros alimentos cozidos causam frequentemente níveis sanguíneos mais elevados de açúcar do que a maioria de outras fontes de carboidratos. Quanto mais elevados são os seus níveis médios de açúcar no sangue ao longo do tempo, mais AGEs são formados no corpo, que o faz envelhecer mais depressa.

Provavelmente já ouviu falar sobre os potenciais efeitos nocivos do glúten (também encontrado no trigo), mas este aspecto do açúcar no sangue que acabamos de falar, não se fala ou parece não existir, e é mais uma razão para reduzir ou eliminar alimentos à base de trigo da sua dieta. O seu corpo vai agradecer pelo envelhecimento mais lento e uma aparência mais jovem!

Outro problema com alimentos à base de trigo e o envelhecimento.

Como se sabe, produtos de trigo cozidos contêm produtos químicos cancerígenos chamados acrilamidas que se formam na parte dourada de pães, cereais, bolos, etc. Estas acrilamidas cancerígenas têm sido associadas em estudos com o possível aumento do risco de cancro e envelhecimento acelerado. Note que acrilamidas também são encontradas em níveis elevados de outras fontes de carboidratos dourados (acastanhados) como batatas fritas ou quaisquer outros alimentos ricos em amido (dourados/acastanhados).

Alimento 2, que envelhece mais rápido: Alimentos à base de Milho – cereal de milho, flocos de milho, óleo de milho.

Este é o exemplo de alimentos que você pode comer todos os dias, estamos a falar de tiras de milho, cereais de milho, óleo de milho, e também o maior prejudicial vilão da saúde que recebe a maior parte da atenção dos média, xarope de milho de elevado teor em frutose – high-fructose corn syrup (HFCS). Pois bem, o processo inicia-se com o grão de milho (produzido em monoculturas que, precisam de maiores doses de agro-tóxicos que, além de serem prejudiciais à saúde destroem o solo e as águas e, na maioria das vezes são milhos transgénicos), girado em centrífugas combinados a três enzimas: alfa-amilase, glucoamilase e xilose isomerase, formando assim uma calda grossa, que é a forma mais doce e barata de se produzir açúcar e que, obviamente não tem nada de natural. Por isso é tão utilizado em produtos processados, ele substitui outras formas de açúcar, inclusive em pães da redes de fast food.

Já falamos em detalhe na última seção sobre o trigo em relação ao processo de açúcar no sangue e a relação com a formação de AGEs e o acelerar da idade.

Alimentos à base de milho/amido, como os cereais de milho, salgadinhos de milho, etc., também têm um grande impacto sobre os níveis de açúcar no sangue e, portanto, pode aumentar a formação de AGEs no corpo e acelerar o envelhecimento.

Verificou-se que os cientistas descobriram que a frutose em HFCS provoca a formação de 10x mais de AGEs no corpo do que a glicose! Sim, isso significa que os HFCS consumidos diariamente em bebidas açucaradas, e na maioria dos alimentos processados (sim, mesmo molhos para saladas como o ketchup) contribuem para o envelhecimento mais rápido do seu corpo.

Mas ainda há mais!

Outra questão importante acerca dos alimentos à base de milho e óleos de milho é que estes alimentos contribuem com quantidades excessivas de omega-6 na dieta, o que causa um desequilíbrio no rácio omega-3 omega-6, o que leva à inflamação e oxidação no corpo.

Outro exemplo, de como os alimentos à base de milho causam o envelhecimento mais rápido.

Meu conselho: Evitar ou reduzir alimentos à base de milho como salgadinhos ou tiras de milho e cereais de milho, tanto quanto possível. Estes não são tão maus como os de trigo em relação ao açúcar no sangue, e eles não contêm glúten como o trigo, mas não deixam de ser nocivos. Quando se trata de syrup/calda de milho ou óleo de milho, deve evitar tanto quanto possível, se quiser ficar elegante e com uma aparência jovem.

Alimento 3, que envelhece mais rápido: Açúcar, Alimentos açucarados, Alimentos ricos em amido.

Mais uma vez, voltamos à relação entre os níveis médios de açúcar no sangue e picos de açúcar no sangue ao longo do tempo, e como isso pode aumentar os compostos de aceleração de idade chamados AGEs no seu corpo.

O açúcar é um exemplo óbvio a evitar. Certamente já ouviu mil vezes o quanto é mau, por muitas outras razões, incluindo para a sua cintura e desenvolvimento de diabetes tipo 2. Mas agora você compreende também o efeito do envelhecimento pelo açúcar.

Em vez de açúcar, considere usar um adoçante não calórico natural como Stevia no chá, na cozinha, no cozer ou em outras necessidades. Este ajuda dramaticamente a controlar a resposta de açúcar no sangue e, assim, ajudar a retardar o envelhecimento.

Isto também significa pensar duas vezes acerca das sobremesas (açucaradas), cereais açucarados, doces e outras guloseimas que contribuem para o envelhecimento mais rápido.

Um truque para satisfazer alguma necessidade de doce é ter 1-2 quadradinhos de chocolate preto, depois do jantar, em vez de uma sobremesa. Você só tem cerca de 2 gramas de açúcar em 1-2 quadrados de chocolate preto em vez de 40-80 gramas de “açúcar de aceleração de idade” em um bolo típico, gelado, etc.

Tenha em mente que alguns alimentos ricos em amido, como o arroz branco ou aveia, também podem ter impactos significativos sobre o açúcar no sangue e, assim, podem aumentar a formação de AGEs no seu corpo. Se decidir ingeri-los, faça-o em pequenas porções, e equilibre com gorduras saudáveis e proteínas para reduzir a resposta de açúcar no sangue.

Alimento 4, que envelhece mais rápido: óleo de soja, óleo de canola, ou outros “óleos vegetais”

Estes óleos têm sido comercializados ao longo dos anos por grandes empresas de alimentos como “saudáveis”, mas se você entender um pouco sobre bioquímica acerca de como esses óleos altamente processados reagem dentro do organismo, irá ver rapidamente a sua falsidade.

Primeiro, tudo o que seja rotulado de óleo de soja, óleo de canola, óleo de milho, ou óleo vegetal, (estes estão numa grande quantidade de alimentos processados que você provavelmente come) na maioria das vezes passaram por um processo de refinação sob calor extremamente elevado e uso de solventes químicos, tais como hexano.

Isso deixa você com um óleo onde as gorduras poliinsaturadas sofreram uma série de oxidação e, portanto, com uma acção muito inflamatória no corpo, produzindo radicais livres, danificando as membranas celulares, contribuindo para o rápido envelhecimento, doenças cardíacas e outros problemas de saúde possíveis.

Se você quiser evitar os efeitos nocivos para a saúde da soja, canola, milho e outros “óleos vegetais”, certifique-se de evitá-los tanto quanto possível, e opte por escolher óleos saudáveis como azeite extra-virgem, óleo de abacate, óleo virgem de coco e óleo de linhaça.

Share this...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone