Dor Lombar Eliminada ou Reduzida através de Osteopatia

Share this...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone

Os pesquisadores da Universidade do Norte do Texas determinaram que a terapia manual osteopática não-invasiva reduz a dor lombar na maioria dos casos – evitando dispendiosas cirurgias invasivas da coluna vertebral.

Os pesquisadores da Universidade do Norte do Texas e os pesquisadores do Texas College of Osteopathic Medicine realizaram sua pesquisa em 455 pacientes – 269 (59%) com dor nas costas com baixa gravidade e 186 (41%) com dor lombar severa.

Os pesquisadores realizaram as suas pesquisas de tratamento com a metodologia de estudo duplo-cego e de forma aleatória, usando o que é referido como “controle simulado”. “Controle simulado” refere-se a tratamentos que parecem ser os mesmos que o tratamento estudado, mas não são o tratamento prescrito. Em outras palavras, eles parecem ser o tratamento, mas não são.

Os pesquisadores supervisionaram o tratamento dos pacientes com dor nas costas ao longo de oito semanas de terapia e avaliaram os resultados dos tratamentos após 12 semanas.

Os pacientes foram tratados seis vezes por semana com Tratamento Manual Osteopático – também referido como tratamento biomecânico.

O Tratamento Manual Osteopático Trata a Dor Lombar – Osteopatia

Na avaliação, a maioria dos pacientes relatou melhorias substanciais na redução da dor e no aumento de mobilidade e normal funcionamento da coluna lombar e em movimentos particulares. A maioria dos pacientes relatou pelo menos 50% ou mais de redução na dor.

Aqueles com dor nas costas severa tiveram mais do dobro de melhoria significativa após o tratamento com Terapia Manual Osteopática do que aqueles que foram tratados com tratamento simulado. E aqueles tratados com Terapia Manual Osteopática tiveram 80% de melhoria significativa no questionário padronizado Roland-Morris Disability – que qualifica a mobilidade do paciente – em comparação com aqueles tratados com a terapia simulada (placebo).

Os pesquisadores da Universidade do Norte do Texas determinaram que a terapia manual osteopática não-invasiva reduz a dor lombar na maioria dos casos – evitando dispendiosas cirurgias invasivas da coluna vertebral.

Os pesquisadores concluíram que:
“O maior efeito da Terapia Manual Osteopática – Osteopatia – em conseguir a redução substancial da dor em pacientes com dor lombar crónica de alta gravidade foi associada a uma melhoria clinicamente importante no funcionamento lombar-específico. Mais, que a Terapia Manual Osteopática – Osteopatia – pode ser uma opção atractiva em tais pacientes antes de optarem ou passarem para tratamentos mais invasivos e onerosos “.

O que é Terapia Biomecânica Manual?

Terapia Biomecânica Manual

A Terapia Manual Osteopática – Osteopatia – utiliza a força muscular relativa do paciente para ajudar a alinhar, equilibrar e fortalecer os músculos e os ligamentos que suportam a coluna vertebral. Embora a maioria dos tratamentos médicos convencionais se concentre na coluna vertebral e nos nervos de forma isolada, muitas vezes exigindo cirurgias caras que muitas vezes falham, a terapia manual osteopática utiliza tratamentos acompanhados, seguros e não invasivos que permitem que a região vertebral se reposicione, proporcionando maior suporte para a região lombar.

Referências
Licciardone JC, Kearns CM, Minotti DE. Resultados do tratamento manual osteopático para dor lombar cronica de acordo com a gravidade da linha de base: Resultados do Ensaio OSTEOPÁTICO. Man Ther. 2013 8 de Junho.

Se Gostou Deste Artigo Compartilhe!

Share this...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone